quarta-feira, 27 de junho de 2007

Prefeitura instala abrigos nos pontos de ônibus

Após diversas solicitações (inclusive minhas), a Prefeitura de Nova Iguaçu começou a instalação de abrigos nas paradas de ônibus. Vi o primeiro abrigo instalado na Rua Athaíde Pimenta de Moraes, em frente à Prefeitura.
Boa iniciativa, mas tenho algumas críticas (construtivas) a fazer:
- Em pontos de grande movimentação (como é o caso do ponto da foto, em frente à Prefeitura) apenas um abrigo não é suficiente. Sugiro que seja pensado "abrigos articulados", dobrando ou até mesmo triplicando o tamanho;
- Acho que deve haver barras de sustentação (tipo colunas) entre as placas de vidro e o espaço da publicidade. Isso diminuí a possibilidade de quebra do vidro;
- Apesar de terem anunciado que os abrigos têm iluminação. Ontem passei em frente (à noite) e não vi iluminado;
- Além dos abrigos, a Prefeitura deveria (como previsto no Programa de Governo do então candidato, Lindberg Farias) construir baias para parada dos ônibus. Sei que alguns lugares não há espaço, mas em frente à Prefeitura, por exemplo, dá pra fazer uma boa baia. Isso ajuda a fluir o trânsito;
- Por fim, sugiro que a Prefeitura não instale os abrigos apenas no Centro. Bairros da periferia também merecem atenção.
De todo modo, considero um grande avanço a instalação desses abrigos. Parabéns ao Prefeito Lindberg Farias e ao Secretário da Cidade Hélio Aleixo.
(Foto de Eliane Mélo)

terça-feira, 26 de junho de 2007

Bairro Escola e desenvolvimento cultural

No último sábado (23.06) estava andando pelas ruas da Cerâmica, quando vi uma movimentação diferente numa esquina. Resolvi parar para ver o que era e percebi que acontecia alguma atividade da Prefeitura. De repente, todos os presentes foram surpreendidos por uma espécie de passeata com atores mascarados que entoavam palavras de ordem ligadas ao Programa Bairro Escola. Fiquei muito contente em saber que eram todos alunos da rede municipal e participantes das oficinas culturais do Bairro Escola. Assisti a apresentação deles e achei de ótima qualidade.
Saí com a convicção que - num espaço curto de tempo - Nova Iguaçu exportará atores para todos os cantos do Brasil e do mundo.

segunda-feira, 18 de junho de 2007

Construção ecologicamente correta


Dia desses ía passando com minha bicicleta pela Rua Geni Saraiva no Ponto Chic, quando avistei uma lojinha anunciando a venda de "tijolos ecológicos". Não imaginava que tão perto da minha casa havia um local que comercializasse esse tipo de tijolo.
O tijolo ecológico é preparado com uma mistura de barro e cimento e não utiliza madeira para queima, uma vez que ele não vai ao forno (por isso é chamado ecológico). Além de precisar não precisar queimar madeira, o tijolo ecológico (foto) possui as seguintes vantagens: não precisa de cimento para assentar (ele é de encaixe!); por dentro dele passa toda a instalação hidráulia e elétrica e possui características de acústica e térmica que tornam os ambientes mais agradáveis.
Em tempos de aquecimento global, sugiro a construção com tijolos ecológicos (eu pretendo construir um quarto).
Para quem quiser entrar em contato com a loja o telefone é 2658-8007.

segunda-feira, 11 de junho de 2007

Nova Iguaçu agora conta com Brigada de Combate à Incêndios Florestais

Por ocasião das comemorações do Dia do Meio Ambiente (05 de junho), a Prefeitura de Nova Iguaçu, em parceria com o IBAMA e com o Corpo de Bombeiros, lançou na semana passada, a Brigada de Prevenção e Redução de Incêndios Florestais.
Inicialmente a Brigada será formada por 28 alunos do Projeto Mãos à Obra, que qualifica moradores desempregados da cidade. A sede da Brigada será no Quartel dos Bombeiros, situado próximo ao Aeroclube.
Nova Iguaçu tem aproximadamente 67% de seu território formado por áreas de proteção ambiental e por isso essa iniciativa é de grande importância.
Essa iniciativa, aliada ao projeto de reflorestamento da Serra de Madureira pode colocar Nova Iguaçu como um grande exemplo no auxílio ao combate do aquecimento global.
(Foto de Eliane Mélo)