terça-feira, 25 de agosto de 2009

"Comunidade Bacana" terá apoio da Prefeitura

Foi publicado no Diário Oficial de hoje a Portaria 002 de 24.08.2009 da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, onde o projeto Comunidade Bacana (idealizado e coordenado por mim), figura como 3° colocado no edital de meio ambiente lançado pela Prefeitura em maio.
Dessa forma, o Projeto receberá (por 6 meses) apoio financeiro e técnico da Prefeitura para implantar limpeza urbana, coleta seletiva e arborização urbana nas ruas Anita e Bela, e ainda, auxiliar na recomposição da mata ciliar do Rio das Velhas e do reflorestamento da APA Morro Agudo.
Vamos em frente rumo à uma sociedade mais sustentável!

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Vamos subir a Serra?

No próximo domingo (30.09) estarei mais uma vez subindo os 855 metros da nossa famossa Serra do Vulcão (ao lado, vista lá de cima).
Essa subida que dura entre 2 e 2 horas e meia, será feita com a galera da Academia da Prefeitura, de onde sairá um ônibus por volta das 6:15h, mas como a Serra é de todos, fique à vontade para encontrar com a gente por volta das 7:00 no posto de gasolina em frente à UNIG e subirmos juntos.
Vale aqui deixar algumas dicas para quem se aventurar:
- A caminhada possui grau de dificuldade "difícil", portanto só deve ir quem estiver em bom estado de saúde e boa forma física;
- A maior parte da caminhada é feita sob sol, por isso leve protetor solar e água;
- Com relação às vestimentas é fundamental usar tênis (com boa aderência) e roupas leves;
- Importante levar algo para comer (banana, biscoito, barra de cereal), pois a duração (entre subida, descanso/contemplação e descida) deve ser algo em torno de 6 horas.
Vamos nessa?
Foto retirada de http://gabrielfuser.multiply.com/photos/album/33/33#photo=5 em 24.08.09

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Nova Iguaçu ampliará coleta seletiva

Ontem foi a realizada a primeira etapa do curso de Capacitação em Coleta Seletiva Solidária.
Esta é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura em parceria com o INEA - Instituto Estadual do Ambiente.
Me disponibilizei para fazer parte do Grupo de Trabalho que terá como meta implantar a coleta seletiva solidária nos órgãos da Prefeitura e em alguns bairros da cidade.
Até que enfim, uma boa notícia na nossa Administração Municipal.
Espero que a boa idéia não se perca em meio à burocracia e incompetência (de alguns) que transitam pela máquina pública.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Agora é só aguardar

No último sábado (15.08) fiz a defesa do projeto Comunidade Bacana para uma banca formada por pessoas da Prefeitura de Nova Iguaçu e da PUC. Tive 5 minutos para falar sobre o projeto e respondi a algumas perguntas da banca.
Agora é só aguardar o resultado, lembrando que caso seja aprovado, irei coordenar essa idéia que levará limpeza urbana, coleta seletiva e arborização para as ruas Anita e Bela (Três Corações), além de contribuir com a recuperação da mata ciliar do Rio das Velhas e o reflorestamento da APA Morro Agudo.
Vamos torcer!

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Comunidade Bacana será apresentado neste sábado

Quando eu fui Diretor Presidente da AMATRECO - Associação de Moradores do Bairro Três Corações, tive a oportunidade de elaborar e coordenar o projeto Gari Comunitário.
Por um ano, mantivemos 4 moradores (antes desempregados) com um salário mínimo por 12 meses para que eles mantessem limpas as ruas do bairro.
Foi o melhor e mais impactante projeto comunitário que coordenei até o momento. Ver as ruas limpas, os garis sendo alfabetizados (tinham 2 analfabetos e nós os alfabetizamos pela Associação), foi motivo de muito orgulho para mim.
Há alguns meses resolvi recriar esse projeto com algumas modificações, graças a experiência que tive com o Gari Comunitário. Surgiu então, o projeto Comunidade Bacana, que será defendido perante uma banca no próximo sábado (15.08) às 9:00h na UGB, situada à rua Rua Antenor de Moura, 152 - Bairro da Luz.
Caso o projeto seja aprovado, receberá recursos da Prefeitura por 6 meses e poderemos levar limpeza urbana e coleta seletiva para as ruas Anita e Bela e ainda, coleta de óleo de cozinha usado, recomposição da mata ciliar do Rio das Velhas e reflorestamento da APA Morro Agudo.
Além do meu projeto, serão apresentados outros, elaborados por pessoas e entidades da sociedade civil.
Quem quiser, pode aparecer por lá!

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Nova Iguaçu às escuras!

Sexta-feira (07.08) voltando da academia (em Miguel Couto), tive o trabalho de contar quantos postes de iluminação pública apagados eu veria até chegar em minha casa (Três Corações).
Pois para surpresa de todos, contei 35 postes! Isso mesmo num período de aproximadamente 20 minutos de pedalada (estava de bicicleta) contei 35 postes apagados.
Gostaria que o Sr. Lindberg Farias ou alguém do nosso (des)governo municipal, explicasse para onde vai o dinheiro arrecadado pela Light e repassado à Prefeitura para a manutenção de iluminação pública.
Com a palavra: o (des)governo de Lindberg Farias...