
As pessoas que me conhecem sabem que tenho o hábito de andar de bicicleta. Hoje, devido ao calor escaldante, resolvi pegar a “magrela” e dar um pulo no Parque Municipal de Nova Iguaçu. Lá possui boas cachoeiras e um quiosque que vende um peixinho frito de primeira. Essas eram minhas motivações para pedalar de Três Corações até Mesquita (por onde subi para chegar ao Parque).
Infelizmente, quando cheguei à entrada do Parque, constatei que o mesmo não funcionará hoje e nem nos dias 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro devido à necessidade de “manutenção”.
Para chegar lá, passei pela primeira vez com minha bicicleta pela ciclovia da Via Light. É uma sensação de segurança muito grande, pois os carros não tiram fino da gente uma vez que a ciclovia é totalmente segregada e afastada de contato lateral com a pista de circulação dos carros. Preciso registrar que os pedestres precisam se educar e andar pelo espaço deles e não pela ciclovia (na Via Light não faltam calçadas para isso).
Infelizmente esta ciclovia é a única da cidade (já ouvi falar que tem uma no KM 32, mas eu ainda não conheço).
Fique ligado, pois no ano que se inicia estarei lançando, juntamente com outras pessoas, o movimento Pedalar é Preciso. A idéia é conscientizar os moradores de Nova Iguaçu com relação ao uso da bicicleta como meio de transporte e pressionar o Poder Público a criar uma malha cicloviária na cidade. Aceitamos sugestões e apoios para essa atividade.
Deixo aqui a sugestão para que a Prefeitura de Nova Iguaçu, tal como a do Rio de Janeiro, comande um projeto de criação e manutenção de ciclovias por toda a cidade. Esse projeto irá beneficiar milhares de iguaçuanos que usam a bicicleta para trabalhar ou simplesmente como forma de lazer e prática esportiva.
Até breve!