terça-feira, 29 de maio de 2007

1ª atividade do Pedalar é Preciso

Finalmente nosso Movimento Pedalar é Preciso irá "pra rua". Amanhã (30 de maio) iremos colocar - pela 1ª vez - nossa tenda para coleta de assinaturas e cadastro de interessados em participar do Movimento.

Essa atividade acontecerá a partir das 9:00h em frente à Vila Olímpica. Aproveitaremos o grande público jovem presente para recebimento do passe escolar e camisas do Programa Juventude Cidadã para lançar nosso Movimento. Além da coleta de assinaturas e cadastro de interessados iremos fazer uma panfletagem com nossos contatos (blog, msn e correio-e).
Desde que trabalhei no Programa Bairro Escola e fiz um levantamento in-loco do centro de Nova Iguaçu, percebi a grande quantidade de pessoas que utilizam a bicicleta como meio de transporte. Pude perceber também que a cidade não está preparada para essas pessoas e por isso nosso Movimento é necessário. Vamos juntar todos aqueles que usam a bicicleta como meio de transporte e pressionar o Poder Público a contruir ciclovias e bicicletários na cidade!

Vamos juntos nessa?

segunda-feira, 28 de maio de 2007

Passe livre para alunos do Juventude Cidadã

O Prefeito Lindberg Farias anunciará nessa quarta-feira (30 de maio) a partir das 9:00h na Vila Olímpica, a liberação de passe escolar para os alunos do Projeto Juventude Cidadã. Este projeto faz parte do Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego e é destinado a jovens de 16 a 24 anos, que nunca tiveram a carteira de trabalho assinada e que tenham renda per capta de até R$100,00. Em Nova Iguaçu, cerca de 2.500 jovens já estão em sala de aula e o passe livre foi uma reinvindicação feita por parte desses jovens ao Prefeito. Além do passe escolar, os jovens receberão uma camisa do Projeto e o calendário de pagamento das bolsas (os jovens recebem 5 parcelas de R$120,00 durante o curso).
Boa notícia para esses jovens!

sexta-feira, 18 de maio de 2007

Brasil tem o 1º projeto de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo e ele é iguaçuano!

Desde 2003 funciona em nossa cidade a CTR – Central de Tratamento de Resíduos de Nova Iguaçu. Situado na Est. de Adrianópolis, em Santa Rita. A CTR – Nova Iguaçu é uma empresa do Grupo SA Paulista Construções e lá funciona um aterro sanitário e industrial, unidade de tratamento de resíduos hospitalares, unidade de tratamento de chorume, unidade de reciclagem de entulho, centro de educação ambiental, laboratório e viveiro de mudas. Recebe cerca de 1.600 toneladas de resíduos por dia, que no passado eram despejados a céu aberto no Lixão da Marambaia, já encerrado e recuperado ambientalmente.
Com o advento do Tratado de Kioto, que prevê que os países industrializados reduzam em 5% suas emissões de gases causadores do efeito estufa, a CTR criou o projeto Nova Gerar com o objetivo de realizar o aproveitamento do energético do biogás, produzido pela decomposição da matéria orgânica disposta no aterro.
Atualmente o Governo da Holanda compra nossos créditos de carbono e a meta é que a partir de 2011 a iluminação pública seja feita a partir do gás metano recolhido. Além de fazer bem ao meio ambiente, ainda recebemos por isso, uma vez que países que não conseguem diminuir suas emissões (como a Holanda) devem pagar aos países em desenvolvimento com projetos como o da CTR, que foi o primeiro do mundo aprovado na categoria Mecanismo de Desenvolvimento Limpo.
Eu já visitei – mais de uma vez – a CTR e fico orgulhoso de nossa cidade ter uma destinação final adequada para o lixo que produzimos diariamente.

segunda-feira, 14 de maio de 2007

Menos óleo nos rios de nossa cidade!


Após alguns contatos pela internet e por telefone, conheci pessoalmente o Sr. Caio, representante da empresa Disque Óleo.
Tomei conhecimento do trabalho dessa empresa através de uma dessas tantas mensagens-e que recebemos todos os dias em nossas caixas de correio-e. Como achei importante, resolvi ligar e saber como funciona.
Logo após esse contato, resolvi integrar a Coordenação da Agenda 21 do CIEP General Osório (Bairro Botafogo), onde estou estagiando. Sugeri que a coleta de óleo de cozinha usado fosse incorporada à Agenda.
Na 5ª feira (10 de maio) – após a conversa entre eu, o Sr. Caio e outras pessoas do CIEP – acertamos a instalação de 2 galões na Escola (com capacidade para 200 litros cada) e faremos uma grande campanha de sensibilização junto à comunidade escolar para juntarmos o óleo de cozinha usado.
Ao jogar esse material na pia, ou na terra (o que é feito pela maior parte das pessoas), estamos contaminando nossos lençóis freáticos e rios. Sabemos que os rios de nossa região já são muito castigados pelo despejo de esgoto sem tratamento, mas se podemos fazer algo para preservá-los, por que não começar?
Estou fazendo a minha parte e espero que você que ler essa nota se anime a fazer a sua. Vamos preservar nossa cidade para as presentes e futuras gerações!

quinta-feira, 3 de maio de 2007

Vamos Movimentar?

No dia 24 de dezembro de 2006, postei uma nota falando que esse ano lançaria um movimento intitulado Pedalar é Preciso. Essa era uma das tantas idéias que tenho e que estava engavetada. Após um bate-papo com o amigo Paulo Santos, resolvi desengavetar.
Na verdade, o que estava me impedindo de colocar o "bloco na rua" era a falta de uma logomarca. Não saco nada de programação visual e estou em busca de um voluntário que desenvolva nossa logo.
Pois bem, hoje tomei a minha primeira ação como idealizador, coordenador (sei lá o nome que terei...) do Movimento Pedalar é Preciso: protocolei uma carta no Gabinete do Prefeito, solicitando a ação dele em três vertentes: implantação de estacionamentos para bicicletas em todos os órgãos da administração municipal, além do Parque e praças, escolas municipais, unidades de saúde, academias ao ar livre e no Espaço Cultural Sylvio Monteiro; obrigar as empresas que exploram serviço de estacionamento de veículos a dispor de um local adequado para o estacionamento de no mínimo dez bicicletas conforme determina a Lei 3381/2007; e, criar um plano cicloviário, prevendo a instalação e manutenção de ciclovias por toda a cidade.
Está lançado o Movimento! Precisamos agora reunir outras pessoas defensoras da causa e avançar com um abaixo assinado, cadastro de pessoas interessadas e atividades de divulgação de nossa plataforma. Vamos juntos nessa?