sexta-feira, 18 de maio de 2007

Brasil tem o 1º projeto de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo e ele é iguaçuano!

Desde 2003 funciona em nossa cidade a CTR – Central de Tratamento de Resíduos de Nova Iguaçu. Situado na Est. de Adrianópolis, em Santa Rita. A CTR – Nova Iguaçu é uma empresa do Grupo SA Paulista Construções e lá funciona um aterro sanitário e industrial, unidade de tratamento de resíduos hospitalares, unidade de tratamento de chorume, unidade de reciclagem de entulho, centro de educação ambiental, laboratório e viveiro de mudas. Recebe cerca de 1.600 toneladas de resíduos por dia, que no passado eram despejados a céu aberto no Lixão da Marambaia, já encerrado e recuperado ambientalmente.
Com o advento do Tratado de Kioto, que prevê que os países industrializados reduzam em 5% suas emissões de gases causadores do efeito estufa, a CTR criou o projeto Nova Gerar com o objetivo de realizar o aproveitamento do energético do biogás, produzido pela decomposição da matéria orgânica disposta no aterro.
Atualmente o Governo da Holanda compra nossos créditos de carbono e a meta é que a partir de 2011 a iluminação pública seja feita a partir do gás metano recolhido. Além de fazer bem ao meio ambiente, ainda recebemos por isso, uma vez que países que não conseguem diminuir suas emissões (como a Holanda) devem pagar aos países em desenvolvimento com projetos como o da CTR, que foi o primeiro do mundo aprovado na categoria Mecanismo de Desenvolvimento Limpo.
Eu já visitei – mais de uma vez – a CTR e fico orgulhoso de nossa cidade ter uma destinação final adequada para o lixo que produzimos diariamente.

Nenhum comentário: