quarta-feira, 20 de julho de 2011

Light respeitando os clientes

Semana passada, ao chegar em casa após um dia de trabalho, tive acesso ao seguinte bilhete:

"Rio de Janeiro, 12 de julho de 2011
Prezado Cliente,
Para a realização dos serviços de melhoria na rede elétrica, comunicamos a necessidade de interrupção do fornecimento de energia, no período de 21/07/2011 às 8:30h até 21/07/2011 às 17:00h.
A Light reitera o compromisso de prestar sempre os melhores serviços e coloca a sua disposição um atendimento 24 horas, todos os dias da semana, pelos telefones: Emergência (0800 021 0196), Disque Light (0800 282 0120) ou pela Agência Virtual (www.light.com.br).
Esperamos restabelecer a energia antes do horário previsto.
Sua satisfação é nossa prioridade"

Fiz questão de reproduzir integralmente o "bilhete", pois achei respeitoso por parte da Light comunicar formalmente e com antecedência a interrupção de energia. Parabéns Light!

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Vídeos comunitários

A partir deste sábado (02.07) a AMATRECO - Associação de Moradores do Bairro Três Corações entrou numa nova fase no que diz respeito a cobranças por melhorias na comunidade onde atua.
Com a ajuda de voluntários fizemos gravações em três pontos do bairro, onde temos as seguintes reivindicações:
1. Instalação de pardal no semáforo existente na Est. de Adrianópolis;
2. Construção de ecoponto para recebimento de entulho, pneus e bens inservíveis na Est. de Santa Rita (em frente à quadra do GRES Unidos de Três Corações)
3. Instalação de Semáforo na Av. Henrique Duque Est. Mayer (altura do Sacolão da Fartura).

As imagens estão sendo editadas e serão disponibilizadas aqui no Blog, no site da AMATRECO e no Youtube.

Vale dizer que essas três demandas já foram passadas para a Prefeitura - através de ofício - mas até o momento da publicação desta nota não tínhamos obtido resposta.

Com a palavra: Prefeita Sheila Gama...

domingo, 22 de maio de 2011

Saúde de Nova Iguaçu na UTI


Na próxima terça-feira (24.05) a Federação das Associações de Moradores de Nova Iguaçu - MAB e outras instituições estão organizando o Ato Pró-saúde.

A concentação será às 09h na rodoviária de Nova Iguaçu e os manifestantes caminharão até a sede da Prefeitura. Vamos às ruas porque queremos:

- Coleta regular de lixo;

- Distribuição de medicamentos nos postos (o PSF do Parque Flora não recebe medicamentos há 6 meses!);

- Ativação dos postos PSF;

- Equipes nas unidades;

- Saneamento ambiental;

- Reativação do Centro de Atenção Psicosocial.

Aproveitaremos a manifestação para divulgar massivamente Moção de Repúdio contra o Secretário Municipal de Saúde, que em uma reunião do Conselho de Saúde, chamou a representante do MAB de 'mentirosa", quando ela disse que faltam médicos nas unidades.

Vamos às ruas?

sexta-feira, 13 de maio de 2011

"É bonito isso?!"

Com esse título (e a foto ao lado), a colunista Berenice Seara em sua coluna "Extra, Extra!" da última quinta-feira (12.06) publicou a seguinte nota: "Sem cerimônia, um caminhão da Universidade Federal Rural despeja seus detritos num lixão clandestino, em Seropédica. O engraçado é que a Rural é fiel integrante da cruzada contra a instalação de um centro de tratamento de resíduos na cidade..."
Acho que está na hora da UFRRJ rever seus conceitos, dar jeito de destinar seus resíduos para um aterro sanitário licenciado e acabar essa abriga contra a CTR - Central de Tratamento de Resíduos de Seropédica.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Projeto Associações

Através da minha amiga Rosimar do Jd. Ocidental, tomei conhecimento de um projeto bem legal tocado pelo Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos - NUDEDH da Defensoria Pública do Rio de Janeiro. Tal projeto chama-se "Associações" e tem como objetivo orientar as organizações para alterarem seus estatutos (de acordo com as mudanças do Código Civil) e encaminhar para registro gratuitamente.
Caso sua associação precise criar ou alterar o estatuto, participe do atendimento coletivo (1º passo do trabalho) e conheça melhor essa proposta.
O próximo atendimento coletivo será no dia 27 de abril às 14h. Para se inscrever, basta ligar para 2332 6344 ou 2332 6345 de segunda a sexta de 09 às 18h.
O NUDEDH fica na Av. Marechal Câmara, 271/7º andar, Castelo - Rio de Janeiro.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Só deu Três Corações!!

Perdendo apenas 0,1 no quesito "samba enredo" a GRES Unidos de Três Corações sagrou-se campeã do carnaval iguaçuano.
Pela primeira vez em alguns anos tive a oportunididade de assistir ao desfile da arquibancada uma vez que não desempenhei nenhum papel na organização da Escola.
Três Corações ganhou o título merecidamente, pois fez um desfile bonito, grande, organizado e técnico. Meus parabéns à toda a diretoria e não podemos deixar de dedicar esse título ao nosso amigo José Renato, que faleceu na semana passada. Renato desempenhava o papel de vice-presidente da agremiação, além de ser uma pessoa muito atuante em nossa comunidade.
Vamos em frente!

domingo, 6 de março de 2011

Perdemos "Seu" Renato

Uma notícia muito triste me abalou no dia de ontem: o falecimento de meu vizinho, amigo e ex-vice presidente da AMATRECO - Associação de Moradores do Bairro Três Corações, sr. José Renato.

"Seu Renato" como era conhecido, morreu de leptospirose e fará muita falta à nossa comunidade.

A Associação enviou boletim eletrônico para os moradores com orientações relacionadas à prevenção da leptospirose e já elaborou um comunicado que será afixado nos locais de grande movimentação do bairro. Além disso, estamos pedindo que os vizinhos que conheçam locais de grande presença de roedores que passe para nós, pois iremos solicitar à prefeitura uma campanha de desratização do bairro.

À família do nosso amigo e militante: nossos sentimentos.

sábado, 29 de janeiro de 2011

AMATRECO libera rua fechada há um ano!


Com o apoio da Central de Tratamento de Resíduos de Nova Iguaçu (CTR), que cedeu uma retroescavadeira e um caminhão, a AMATRECO - Associação de Moradores do Bairro Três Corações realizou no último domingo (23.01) remoção de barro que bloqueava a Est. de Santa Rita no trecho conhecido como "garganta" há um ano.
Os moradores ficaram muito contentes e alguns nem acreditavam que esse serviço seria realizado. Ainda falta remover um pouco de barro e assim que a CTR puder disponibilizar novamente a máquina e caminhão iremos finalizar o serviço.

domingo, 16 de janeiro de 2011

Fala MAB!

Passados dez meses do “Governo” Sheila Gama não podíamos deixar de tornar pública a posição do MAB – Federação das Associações de Bairro de Nova Iguaçu.
Em primeiro lugar gostaríamos de esclarecer que a prefeita nos recebeu – a nosso pedido – em seu gabinete em 20 de outubro para apresentar as propostas de seu governo e ouvir nossa pauta de reivindicação. Ao final desta reunião ela sugeriu que fizéssemos uma confraternização com todas as associações para que ela pudesse conhecer as lideranças comunitárias e agendar reuniões individuais com cada Associação em 2011.
Marcamos essa confraternização para o dia 10 de dezembro, onde reunimos mais de 100 lideranças comunitárias de diversos bairros do município. Surpresos ficamos quando percebemos que a Prefeita não viria. Fizemos a reunião e ao final chegou o representante do governo, o Ouvidor Geral, José Antônio Tinguá.
Para quem tomou posse dizendo que iria criar “conselhos populares para uma gestão participativa”, uma atitude desrespeitosa como essa não é um bom caminho.
Aproveitamos esse acontecimento para tornar pública nossa posição com relação às políticas públicas abaixo:
Saúde: Gostaríamos de saber o que o Secretário de Saúde está fazendo para esse município? Falta atendimento médico, medicamentos, insumos, exames, aparelhos de raio-x e as unidades mistas estão fechando. A população está à mercê. Quem não tem plano de saúde tem que contar com a sorte.
Educação: Na reunião que tivemos com a Prefeita nosso Diretor de Educação entregou – por escrito – 4 perguntas relacionadas à construção de novas escolas e creches, ao Bairro Escola, à manutenção e reforma das unidades escolares e às manifestações da comunidade escolar entre 2009 e 2010. Até o momento não obtivemos resposta para nossas perguntas.
Área Social: A SEMASPV – Secretaria Municipal de Assistência Social e Prevenção contra Violência é a ÚNICA secretária que possui uma relação republicana e proveitosa com o MAB. O Secretário respeita e valoriza as decisões do CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social.
Apesar dessa boa relação, o município precisa avançar na reabertura dos CRASs – Centro de Referência em Assistência Social que estão fechados para a obra dificultando a entrada da população no sistema de proteção social.
Como ficam os conselhos tutelares do município? Essa é outra área que precisa da atenção do executivo municipal, pois estão carentes de estrutura material e pessoal.
Cultura: Contrariando a Lei, a Secretaria de Cultura está cobrando uma prestação de contas de 50% dos convênios feitos no Edital do Pontinho de Cultura, quando a Lei 6170/97 (Lei dos Convênios) e a Portaria Interministerial de 2002 regulamentam que a prestação tem que ser de 100% do dinheiro investido. Além disso, não estão aceitando cupom fiscal, contrariando a legislação em vigor. Outro absurdo: estão exigindo desconto de 36% ao invés de 11% dos autônomos. Falta pessoal competente para gerir os projetos, o que está bloqueando a realização de diversas atividades culturais em nosso município. Prefeita como fica a situação dos pontinhos?
Urbanismo: A Prefeita reduziu os contratos relacionados à limpeza urbana do município. Isso está ocasionando acúmulo de lixo e entulho por todo o município. Por muito tempo o município ficou sem o serviço de tapa-buraco e atualmente funciona precariamente. A iluminação pública também precisa melhorar, pois a quantidade de equipes não atende a demanda da população.
Por que as obras do PAC estão paradas? Cadê o Secretário da Cidade? Até o momento ele não nomeou os conselheiros governamentais no COMPURB – Conselho Municipal de Políticas Urbanas, inviabilizando o funcionamento desse importante espaço de discussão sobre o desenvolvimento urbano de nosso município.
Meio Ambiente: O Parque Municipal de Nova Iguaçu está completamente abandonado. Não tem vigia para guarita, não tem veículo, não tem fiscais, enfim, falta tudo numa linda área de 1.100 hectares que serve como área de proteção e lazer para os moradores da Baixada. Cadê o – prometido – acesso para carros pelo k11? Ninguém houve falar do reflorestamento da Serra de Madureira e de nenhuma outra política pública para a área.
Gestão: E as Subprefeituras, qual a sua finalidade? (colocar decreto de criação). Apoiamos a descentralização administrativa desde que ela esteja a serviço da população e não para servir como cabide de emprego e conformação de acordos políticos.

É possível que tenhamos esquecido falar de algum ponto, mas pontuamos aqui o que consideramos mais importante e visível aos olhos da população. Colocamo-nos à disposição para discutir de maneira séria e propositiva o destino de nosso município.

Nova Iguaçu, janeiro de 2011.
Diretoria do MAB
Tel.: 2768 7903

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Impossível não ter raiva...

Ontem fiz uma boa ação: salvei a gatinha de estimação da minha mãe das garras (e dentadas) de nossa pastor alemão (que odeia gatos!). Porém como o gato é um animal "irracional" minha recompensa foi um bocado de arranhões e uma bela mordida. Até aí tudo bem, o problema veio após o acontecido quando decidi tomar uma vacina antirábica uma vez que a raiva pode levar à morte e os dentes da Maia cravados no meu braço me levou a essa preocupação.

A primeira coisa que fiz foi caminhar até a UPA - Unidade de Pronto de Atendimento inaugurada em meu bairro com toda a pompa contando inclusive, com a presença do presidente Lula. Ao chegar lá fui informado que não tinham a vacina. A atendente disse que talvez conseguisse em Miguel Couto, Vila de Cava ou na Posse.

Resolvi voltar para casa e ligar para um hospital privado (Nossa Sra. de Fátima). Fui informado que essa vacina só era aplicada na rede pública de saúde.

Dormi e hoje fui até o posto de saúde mais próximo da minha casa (UBS da Cobrex): não tinha a vacina; fui na casa da minha irmã, que é agente comunitária de saúde do PSF do Parque Flora: "há muito tempo não mandam antirábica para gente" disse ela.

Fui até o Centro de Saúde Dr. Vasco Barcelos e após aguardar por cerca de 2 horas consegui tomar a vacina e ter acesso às informações necessárias (observar a gata por 10 dias, evitar esforços físicos, tomar nova dose em 3 dias, etc...).

É possível que tenha me livrado do vírus da raiva, mas é impossível não ter raiva dessa classe governante incompetente e corrupta!