terça-feira, 30 de janeiro de 2007

Controle de vetores



Sábado (27 de janeiro) entrevistei o Coordenador de Controle de Vetores da Prefeitura de Nova Iguaçu, Berriel, no programa Bate-Papo na Rádio União FM 98,7 Mhz. Na entrevista foram abordados vários temas e eu coloco a partir de hoje notas explicativas sobre os assuntos tratados.
Inicio esta série de notas falando sobre a dengue, que é uma doença causada por um vírus transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti (foto). Ele é escuro com listras brancas e tem por hábito picar as pessoas durante o dia. Febre alta, dor de cabeça, falta de apetite, náuseas, dor nos olhos, dor nas articulações dos braços e pernas e coceira pelo corpo são os sintomas da doença. Ao sentir esses sintomas, a pessoa deve procurar um posto de saúde ou um médico e ficar em repouso, bebendo bastante líquido.
Combater o mosquito é tarefa de todos
A CCV – Coordenadoria de Controle de Vetores é o órgão, em Nova Iguaçu, responsável pelo combate à dengue, mas devido à facilidade de proliferação do mosquito, todos nós devemos combate-lo. Medidas simples tomadas por todos, podem ajudar a acabar com a dengue em nosso país:
- Matenha barris, tonéis e caixas d'água sempre tampados;
- Mantenha as calhas de água da chuva livres para o escoamento da água;
- Retira a água acumulada das lajes;
- Coloque areia nos cacos de vidro que podem acumular água em cima de muros;
- Guarde pneus velhos em locais cobertos;
- Coloque areia até a borda dos pratinhos de vasos de plantas ou de xaxins;
- Guarde garrafas de vidro ou pet e baldes vazios com a boca virada para baixo;
- Mantenha fechado os ralos poucos utilizados.
Fique ligado! O Próximo assunto será: Caramujo africano.

domingo, 21 de janeiro de 2007

Belezas de Tinguá e mazelas de Nova Iguaçu

Cada dia que passa fico mais encantado com as belezas naturais de nossa cidade. Hoje, acompanhado de dois colegas estadunidenses (Dani Linzer e Alfie), além de outras pessoas “guiadas” pelo colega Chico Pinheiro, tive o prazer de fazer uma ótima caminhada. Nos encontramos na Fazenda do Faísca, passamos por trilhas e cachoeiras até chegar ao sítio do Izac. Lá possui uma ótima cachoeira com um visual deslumbrante das serras de Tinguá e Petrópolis, parte de Caxias e até do Pão de Açúcar. Voltamos ao Faísca, onde almoçamos, batemos um papo, para depois retornar aos nossos lares.
Mas nem tudo “são flores”. Não posso deixar de fazer uma crítica à empresa Elmar, responsável pela linha “Centro – Tinguá”. Na ida, eu e meus amigos “gringos”, tivemos que pegar uma kombi caindo aos pedaços, pois o ônibus demorou demais; na volta, esperamos mais de 20 minutos no centro de Tinguá para pegar um ônibus velho e lotado. No mesmo tempo, saíram pelo menos três carros para Pavuna (Empresa Vera Cruz). Já passou da hora de nossa cidade ter um sistema de transporte à altura das potencialidades turísticas que nós temos. Precisamos de uma frota em bom estado, que ofereça conforto e pontualidade.
Outra indagação que me vem sempre que vou à Tinguá: como pode uma cidade com tanta água (Tinguá, assim como outros bairros, possui diversas nascentes e córregos de água cristalina), ter falta de água em tantos bairros? Devemos criar uma corrente, um movimento, enfim, algo que defenda que a água de Nova Iguaçu, sirva prioritariamente à nossa cidade. Num tempo em que há país nacionalizando seu gás, é hora de nossa cidade municipalizar sua água. A ÁGUA É NOSSA!

segunda-feira, 15 de janeiro de 2007

Lazer e samba

Ontem eu participei de duas atividades bem interessantes: a inauguração da Fazenda Santa Fé e o lançamento do CD das escolas de samba de Nova Iguaçu.
A Fazenda Santa Fé é uma grande área de lazer situada na Est. do Tinguazinho. Sob a direção do Sr. Wilson, o espaço oferece duas piscinas, dois lagos, dois campos de futebol e um grande galpão multiuso com palco e sistema de som. Mais uma opção de lazer e entreterimento para nossa população!
Saindo da Fazenda Santa Fé fui direto para o lançamento do Cd das nossas escolas de samba. Foi uma festa muito legal no Espaço Cultura Sylvio Monteiro, com a apresentação dos casais de mestre sala e porta bandeira e a presença do Prefeito, Lindberg Farias, acompanhado da Coordenadora do Bairro Escola, Maria Antônia, do Secretário de Comunicação, Rui Aguiar, do Secretário de Cultura e Turismo, Marcos Lontra e do Secretário de Esporte e Lazer, Ibrahim Soares.
Parabéns ao Sr. Wilson pela inauguração de seu empreendimento e parabéns à Prefeitura de Nova Iguaçu e Associação de Blocos e Escola de Samba de Nova Iguaçu pelo lançamento do CD. O carnaval de Nova Iguaçu promete!

quarta-feira, 10 de janeiro de 2007

Bate-papo


Sábado passado (06 de janeiro) foi um dia muito especial para mim. Reuni lá em casa cerca de 40 pessoas entre amigos, familiares e vizinhos para um almoço e celebração da minha estréia com o programa Bate-papo na Rádio União FM 98,7MHz. (foto ao lado). O referido programa vai ao ar todos os sábados e pretende ser um espaço onde a população dos bairros Ambaí, Pq. Flora, Botafogo, Três Corações, Jd. Ocidental e Cobrex, poderão ter acesso a importantes informações com relação ao seu dia a dia.
No primeiro programa entrevistei a Coordenadora do Programa Bolsa Família em Nova Iguaçu, Elaine Medeiros e o programa cumpriu seu papel: diversos ouvintes ligaram para tirar dúvidas sobre o Bolsa Família, inclusive com a participação ao vivo de muitos deles.
Manterei os leitores do Blog informados sobre o andamento do programa.

domingo, 7 de janeiro de 2007

Bombas do Guandu


A pedido de nossa leitora, Maria Luiza, moradora do bairro Bombas do Guandu, posto aqui uma foto da praça existente no referido bairro. Estive lá no dia 27 de dezembro de 2007 e constatei algumas demandas que devem ser equalizadas com a atuação do poder público:
- Limpeza urbana: o bairro precisa de um gari para limpeza da Praça e da Rua Santo Antoninho (única asfaltada) e também demanda que o caminhão de coleta, passe para o "outro lado da ponte";
- A iluminação pública está precisando de manutenção;
- Urbanização: Além de ter a maior parte das ruas sem calçamento, há problemas de enchente e há uma avenida (São Clemente), que só existe no papel, pois é tomada de mato;
- Reforma do CIEP, pois o mesmo está visivelmente com problemas na cobertura (a quadra fica em cima do Centro);
- Manutenção da ciclovia, que foi construída pela CEDAE, mas não tem sinalização;
Com a palavra (e de preferência com a ação) a Prefeitura e o Governo do Estado.

segunda-feira, 1 de janeiro de 2007

Feliz ano novo!

Este blog deseja a todos os seu leitores, amigos, camaradas, admiradores um feliz ano novo.
Que 2007 seja um ano melhor que 2006; que os políticos tomem vergonha na cara e passem a exercer os mandatos que o povo os deu com seriedade.
E essa a minha mensagem!