terça-feira, 30 de janeiro de 2007

Controle de vetores



Sábado (27 de janeiro) entrevistei o Coordenador de Controle de Vetores da Prefeitura de Nova Iguaçu, Berriel, no programa Bate-Papo na Rádio União FM 98,7 Mhz. Na entrevista foram abordados vários temas e eu coloco a partir de hoje notas explicativas sobre os assuntos tratados.
Inicio esta série de notas falando sobre a dengue, que é uma doença causada por um vírus transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti (foto). Ele é escuro com listras brancas e tem por hábito picar as pessoas durante o dia. Febre alta, dor de cabeça, falta de apetite, náuseas, dor nos olhos, dor nas articulações dos braços e pernas e coceira pelo corpo são os sintomas da doença. Ao sentir esses sintomas, a pessoa deve procurar um posto de saúde ou um médico e ficar em repouso, bebendo bastante líquido.
Combater o mosquito é tarefa de todos
A CCV – Coordenadoria de Controle de Vetores é o órgão, em Nova Iguaçu, responsável pelo combate à dengue, mas devido à facilidade de proliferação do mosquito, todos nós devemos combate-lo. Medidas simples tomadas por todos, podem ajudar a acabar com a dengue em nosso país:
- Matenha barris, tonéis e caixas d'água sempre tampados;
- Mantenha as calhas de água da chuva livres para o escoamento da água;
- Retira a água acumulada das lajes;
- Coloque areia nos cacos de vidro que podem acumular água em cima de muros;
- Guarde pneus velhos em locais cobertos;
- Coloque areia até a borda dos pratinhos de vasos de plantas ou de xaxins;
- Guarde garrafas de vidro ou pet e baldes vazios com a boca virada para baixo;
- Mantenha fechado os ralos poucos utilizados.
Fique ligado! O Próximo assunto será: Caramujo africano.

Nenhum comentário: